Make your own free website on Tripod.com


Arquivos Digitais

Fórum da Qualidade

 

ps5 - Seleção e avaliação de fornecedores

 

 

Folha de Rosto

 

Controle de Alterações

Versão

Data de Aprovação:

1

             10/06/2005

 

 

1. OBJETIVO

Assegurar, através de um processo de seleção e avaliação de fornecedores, que apenas fornecedores adequados forneçam materiais e serviços para a empresa.  Este procedimento também estabelece os critérios mínimos para a seleção e avaliação desses mesmos fornecedores.

 

2. APLICAÇÃO

 É aplicável ao Departamento de compras, almoxarifado, equipe da qualidade e obras, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.

 

3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

MQ-vv Manual da Qualidade

 

4. DEFINIÇÕES

 4.1. Sistema de avaliação de fornecedores

Banco de dados estatístico com o objetivo de quantificar  a qualidade de fornecedores de Mão de obra e materiais segundo critérios pré-estabelecidos.

 

5. responsabilidade

 

5.1. Departamento de compras

É responsabilidade do departamento de compras a seleção (pré-avaliação) de fornecedores e o abastecimento estatístico do Sistema de avaliação de fornecedores.

5.2. Almoxarifado

É responsabilidade tanto do almoxarifado central como almoxarifado das obras A COMUNICAÇÃO AO DEPARTAMENTO DE COMPRAS DE QUALQUER PROBLEMA COM O FORNECIMENTO DE MATERIAL e/ou serviço.

5.3. Equipe da Qualidade

É responsabilidade da equipe da qualidade analisar os dados estatísticos providos pelo departamento de compras quanto à qualidade no fornecimento  de materiais e serviços como forma de checar a coerência dos dados e qualidade dos fornecedores.

 

5.3. departamento de engenharia.

É RESPONSABILIDADE DO DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AUTORIZAR OU NÃO, COMPRAS DE FORNECEDORES QUE ESTEJAM COM AVALIAÇÃO INFERIOR A 60%.

 

6. Procedimentos

6.1. Seleção  de fornecedores

No caso de empresas participantes do Programa Setorial da Qualidade de produtos e atendendo os requisitos estabelecidos no projeto da Meta Mobilizadora Nacional da Habitação, as mesmas podem ser dispensadas do processo de qualificação.

Outro caso de dispensa de pré-avaliação ocorre no caso de haver apenas possibilidade de obtenção de serviços ou materiais em uma ou duas empresa.  Por exemplo, se houver em determinada cidade apenas uma empresa que execute sondagem geotécnica, essa empresa encontra-se automaticamente pré-selecionada.

Nos demais casos, a pré seleção ocorrerá através de três referências fornecidas por outras empresas construtoras.  NO CASO DE EMPRESAS QUE JÁ FORNECEM MESMO ANTES DA IMPLEMENTAÇÃO DESTE PROCEDIMENTO, CONSIDERA-SE QUE ESTAS SÃO PRÉ QUALIFICADAS, FICANDO O FORNECIMENTO DE REFERÊNCIAS VINCULADAS A SOLICITAÇÃO DE MATERIAIS E NA MEDIDA EM QUE FOREM ACONTECENDO.

 

6.2. Avaliação de fornecedores

O almoxarifado central ou da obra deve COMUNICAR AO departamento de compraS TODO E QUALQUER PROBLEMA QUE HOUVER COM O FORNECIMENTO DE MATERIAL. o DEPARTAMENTO DE COMPRAS DEVERÁ LANÇAR NO SISTEMA PARA QUE OS FORNECEDORES SEJAM AVALIADOS.

o departamento de compras deve, anualmente,  apresentar um relatório resumo com o "Ranking" de fornecedores à Equipe da Qualidade.

A Equipe da qualidade deve avaliá-lo, vistá-lo e arquivá-lo como registro

 

6.2.1. Avaliação de fornecedores de Material

Os quesitos de avaliação de fornecedores de Materiais são:

bulletNível A: qualidade do material em desacordo com os procedimentos de aquisição e recebimento de materiais (IMs) e/ou embalagem inadequada; prazo de entrega.
bulletNível B: erros de quantidade e/ou preços; transporte e/ou processo de carga ou descarga inadequados.
bulletNível c: erros no preenchimento de notas fiscais e faturas; problemas no atendimento.

 

6.2.2. Avaliação de fornecedores de Serviço

Os quesitos de avaliação de fornecedores de Serviço são:

bulletNível A: qualidade do serviço  em desacordo com os procedimentos de execução e Verificação de Serviços (ITs) ; prazo de entrega.
bulletNível B: erros de quantitativos e/ou preços; transporte e/ou processo de carga ou descarga de materiais inadequados.
bulletNível c: erros no preenchimento de notas fiscais e faturas; problemas no relacionamento.

 

6.2.3. Avaliação de fornecedores

Cada falta do nível A vale 4 pontos.  As faltas do nível B valem 2 pontos cada uma e do nível C 1 ponto cada.  A pontuação é calculada pela seguinte fórmula:

onde

Nota = nota atribuída ao fornecedor

PA = Número de problemas ocorridos no nível A;

Pb = Número de problemas ocorridos no nível b;

Pc = Número de problemas ocorridos no nível c;

NE = Número de entregas acumuladas no período dos últimos doze meses.

Essa fórmula gera valores de 0 a 100 para a nota de fornecedores e possibilita uma avaliação objetiva  da qualidade dos mesmos.

Valores aceitáveis para as notas de fornecedores encontram-se acima de 60%.  Empresas com notas inferiores a esse patamar encontram-se sob risco desativação de fornecimento, a critério do Diretor de Suprimentos e serviços gerais.

 

7. Registros

 

 

8. Anexos